Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro

Nota de Imprensa

Inaugura no Porto - Exposição "Álvaro Cunhal - Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro"

No próximo dia 30 de Novembro, será inaugurada a exposição «Álvaro Cunhal - Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, estando patente até 15 de Dezembro, no âmbito das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal. Através de fotografia, audiovisuais, documentos, objectos, livros, desenhos, pinturas, reconstituições escultóricas, esta exposição, falará do seu percurso com uma vida inteiramente dedicada ao seu partido de sempre e à luta pela liberdade, pela democracia, pelo socialismo.

Álvaro Cunhal é, no século XX e na passagem para o século XXI em Portugal, a personalidade que mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projecção no plano mundial. O seu legado integra um acervo de análises e acção a que a vida deu e dá razão e que tem uma crescente projecção na actualidade e no futuro. Cedo fez uma opção de classe pelos direitos dos trabalhadores, foi militante e dirigente comunista, Secretário-geral do Partido Comunista Português, revelou uma tenacidade, abnegação e coragem raras, recusou privilégios pessoais. Interligou a sua intervenção política com um apaixonado interesse por todas as esferas da vida, nomeadamente pela criação artística.

Esta exposição procura dar expressão a momentos significativos da sua vida, pensamento e luta. Daremos relevo a uma reflexão teórica nos planos político, ideológico e estético, traduzida em inúmeras obras, estudos, artigos, entrevistas, conferências, discursos políticos e debates, e abordar ainda a produção plástica reflectida em desenhos, pinturas e ilustrações e a criativa produção literária expressa nos seus romances, contos, traduções e prefácios.

Destaca-se um conjunto de reconstituições em forma de escultura onde são retratadas situações e momentos importantes da história do PCP e de Álvaro Cunhal: a tipografia clandestina; uma reunião do Partido durante o período da clandestinidade; a reconstituição, à escala real, da sua cela da Penitenciária de Lisboa, onde escreveu e desenhou uma parte da sua obra teórica e artística; a bicicleta, meio de transporte e suporte importantíssimo para a difusão da imprensa e a actividade do Partido até aos anos 60 do século passado.

O espaço Auditório terá uma programação diária, vasta e diversificada. Durante a semana, pelas 17h00, haverá diariamente a projecção de entrevistas e conferencias proferidas por Álvaro Cunhal. Ao fim de semana, de manhã, será dado destaque ao conto

infantil «Barrigas e Magriços», de Álvaro Cunhal, com uma peça de teatro de fantoches na manhã do dia 8 de Dezembro e a projecção do filme nos restantes dias. No dia 7 de Dezembro, pelas 15h30, realizar-se-á um debate em torno do tema “A Alegria de viver e de lutar! Tomar Partido!” com a participação de Jaime Toga (da Comissão Política do Comité Central do PCP), Joaquim Almeida (da Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal) e André Martelo (da Comissão Política da JCP). No dia 14 de Dezembro, será projectado um vídeo do Comício comemorativo centenário de Álvaro Cunhal - Campo Pequeno, em Lisboa 10 Novembro 2013 – com apresentação João Frazão (da Comissão Política do Comité Central do PCP).

Correspondendo à prática do PCP, a montagem da exposição contará com o trabalho voluntário de dezenas de militantes comunistas nos dias que antecedem a sua abertura.

A sessão inaugural da exposição terá lugar pelas 16 horas do próximo dia 30 de Novembro (sábado) e contará com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP.

Aberta de Terças a Quintas, das 10h00 às 18h00, Sextas, Sábados e Domingos das 10h00 às 19h30, a exposição tem entrada livre, e contará com visitas guiadas, através de inscrições no local, ou sujeitas a marcação prévia, no caso de grupos organizados, através do telefone 226095651 ou do endereço: marcarvisitaexposicao@pcp.pt.

Il est arrivé à Bunker Hill canton, Juin, et l'un de ses habitants les plus prospères est devenu. discount levitra online viagra https://www.levitradosageus24.com/