Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro

Exemplo para todas as lutas

Evocação da Fuga de Peniche

Evocação da Fuga de Peniche (Recriação histórica)

Inauguração da Exposição «Forte de Peniche, local de repressão, resistência e luta»

Comício do PCP - Evocação da Fuga da Cadeia do Forte de Peniche

Artigos Relacionados

A fuga da cadeia do Forte de Peniche de 3 de Janeiro de 1960 – que não só devolveu à liberdade e à luta revolucionária Álvaro Cunhal e outros nove destacados militantes do PCP como abriu caminho à Revolução de Abril – foi recordada no fim-de-semana em diversas iniciativas comemorativas.

No grande comício do PCP realizado no sábado à tarde, que marcou ao mesmo tempo o fim da evocação do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e o início das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, Jerónimo de Sousa apelou a que, tal como fizeram há 54 anos os heróicos protagonistas dessa magnífica fuga, os milhares de militantes e simpatizantes do PCP ali presentes saíssem de Peniche «com a mesma força, a mesma convicção, a mesma determinação que os animava, para travar o combate pela ruptura e pela mudança de que o País precisa, por um Portugal livre da ingerência estrangeira, por um Portugal democrático e de progresso».

Na véspera, precisamente à mesma hora que, 54 anos antes, os dez comunistas se evadiram do Forte para voltar ao combate antifascista, recordou-se a fuga através de uma recriação que envolveu o teatro, o cinema, uma descida de lençol pela muralha (na qual nem a queda de um dos elementos foi esquecida) e fogo de artifício – celebração de um episódio fundamental da luta anfisfascista em Portugal. Horas antes, no interior do Forte, foi inaugurada a exposição «Forte de Peniche – Local de Repressão, Resistência e Luta», promovida pela Câmara Municipal e pela URAP. A mostra ficará patente durante um ano.

Il est arrivé à Bunker Hill canton, Juin, et l'un de ses habitants les plus prospères est devenu. discount levitra online viagra https://www.levitradosageus24.com/