Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro

Comemorações do centenário

Notícias

Exemplo para todas as lutas
Segunda, 6 de Janeiro de 2014

A fuga da cadeia do Forte de Peniche de 3 de Janeiro de 1960 – que não só devolveu à liberdade e à luta revolucionária Álvaro Cunhal e outros nove destacados militantes do PCP como abriu caminho à Revolução de Abril – foi recordada no fim-de-semana em diversas iniciativas comemorativas.

3 e 4 de Janeiro, no Forte de Peniche
Quinta, 26 de Dezembro de 2013

Encerrando as comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e dando início às celebrações dos 40 anos da Revolução de Abril, tem lugar no Forte de Peniche, nos dias 3 e 4 de Janeiro, um conjunto de iniciativas evocativas da histórica e heróica fuga protagonizada por Álvaro Cunhal e outros nove dirigentes e quadros do PCP. Uma fuga que, pelas suas repercussões imediatas e de longo prazo – na organização e na linha política do Partido, por um lado, e na dinamização e intensificação da luta de massas, por outro – é justamente considerada no próprio lema desta evocação como uma «fuga vitoriosa rumo a Abril».

Personalidade histórica e multifacetada
Quinta, 19 de Dezembro de 2013

Para além de militante e dirigente revolucionário, Álvaro Cunhal foi também um intelectual, um artista e um pensador das questões estéticas. Foram estas últimas vertentes que se evocou na sessão pública realizada no sábado, em Lisboa.

Mais de sete mil visitantes
Quinta, 19 de Dezembro de 2013

Em apenas 15 dias, mais de sete mil pessoas visitaram a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que decorreu sob o lema «Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projecta na Actualidade e no Futuro» no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Estadista ao serviço do povo e da pátria
Quinta, 12 de Dezembro de 2013

A biblioteca da Assembleia da República foi, anteontem, palco de uma sessão evocativa de Álvaro Cunhal, que destacou o seu papel como estadista.

Segunda, 2 de Dezembro de 2013

Integrada nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, realizou-se no dia 1 (Dia da Restauração da Independência) uma sessão pública sobre a Soberania e a Independência Nacionais no pensamento e na acção de Álvaro Cunhal. A iniciativa, na qual participaram cerca de duas centenas de pessoas, contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa e muitos outros dirigentes e militantes comunistas, e outros que o não são, que abordaram diversos aspectos relacionados com esta temática, central para a luta pela emancipação social. Aliás, disse-se na sessão, o carácter simultaneamente patriótico e internacionalista da luta dos comunistas não só não é contraditório como é complementar.

no Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Sábado, 30 de Novembro de 2013

Foi inaugurada a exposição «Álvaro Cunhal - Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A inauguração foi antecedida por uma sessão de abertura em que o Secretário-Geral do PCP, dirigindo-se às centenas de pessoas que ali se encontravam, caracterizou a exposição como sendo mais que uma homenagem à figura ímpar de Álvaro Cunhal; relevando que através da história de um homem que foi activo “construtor de novas realidades nos domínios da política, da arte e da cultura” se pode assistir ao desenrolar do fio de toda a história portuguesa do último século.

Nota de Imprensa
Quinta, 28 de Novembro de 2013

No próximo dia 30 de Novembro, será inaugurada a exposição «Álvaro Cunhal - Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, estando patente até 15 de Dezembro, no âmbito das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal. Através de fotografia, audiovisuais, documentos, objectos, livros, desenhos, pinturas, reconstituições escultóricas, esta exposição, falará do seu percurso com uma vida inteiramente dedicada ao seu partido de sempre e à luta pela liberdade, pela democracia, pelo socialismo.

Vídeo centenário

Il est arrivé à Bunker Hill canton, Juin, et l'un de ses habitants les plus prospères est devenu. discount levitra online viagra https://www.levitradosageus24.com/